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E você gestor criou valor hoje?

Criando valor estaremos aumentando a competitividade da empresa no mercado

Autor: Clayton NogueiraFonte: FinancialWebTags: empresariais

 

Meu amigo Guerra me contou que todos os dias, sentado na beira da cama antes de dormir faz um “Balanço” do dia, elencando as atividades desenvolvidas os fatos ocorridos, e as emoções vividas,  classificando-os mentalmente entre aquilo que foi bom, foi ruim, valeu a pena  ser vivido e se contribui ou não para seu progresso espiritual, social, intelectual e material. Tomando emprestado o bom hábito do Guerra, que a propósito, só não concorda comigo na escolha do time de Basquetebol,  gostaria de propor a você gestor, que também fizesse esse balanço mental, não antes de dormir , mas no final de sua jornada de trabalho, que hoje em dia ,muitas vezes se confundem.

Em artigo recente já discutimos por que nossa missão como gestores é criar valor, aumentando o valor da empresa no longo prazo, dado certo nível de risco.

Criando valor estaremos aumentando a competitividade da empresa no mercado, garantindo sua continuidade  e , dando condições para que ela continue crescendo.

E como criamos valor na empresa? A essência da gestão é o processo de tomada de decisões e portanto , criamos valor na medida em que tomamos decisões acertadas que maximizem a função objetivo, ou seja criar valor. Decisões com qualidade de forma simplificada,  envolvem informação de qualidade, investigação cuidadosa, cenários e alternativas abrangentes, uma função objetivo bem elaborada, boa execução e controle. Fácil não é? ... Não!  Você sabe que não é fácil, mas vamos nos restringir nesse artigo  a discussão de quais  DECISÕES VOCÊ TEM QUE TORMAR PARA CRIAR VALOR E CUMPRIR SUA MISSÃO COMO GESTOR.

Do que se trata?

Criar valor é o objetivo de qualquer decisão de investimento, empresarial ou pessoal, e tem como questão central investir dinheiro ( caixa )hoje em troca de mais dinheiro ( caixa) no futuro). No âmbito da empresa existem três tipos de decisões envolvidas na criação de valor:

Decisões  de Financiamento;

Decisões de Investimento

Decisões  Operacionais

O primeiro componente na criação de valor diz respeito ás decisões de  Financiamento que tratam da origem dos recursos a serem aplicados na empresa e em seus projetos. A Empresa deve trabalhar só com recursos do acionista fundador  ?  De outros acionistas ? Deve buscar recursos de terceiros (Bancos, outros credores), com que prazo, a que custo?

 O segundo componente na criação de valor diz respeito ás  decisões  de investimento e  diz  respeito as escolhas e desembolsos efetivos em  projetos , pessoas, máquinas, tecnologia e serviços, de forma a viabilizar produtos e serviços desejados pelo mercado  que uma vez consumidos pelo mercado proporcionem entradas de caixa (retornos) maiores   que aqueles desembolsados  para  planejar, executar, vender, cobrar, controlar os projetos, produtos e serviços. Além dos desembolsos efetivos em dinheiro, o não desembolso, ou a postergação do acesso ao dinheiro representa o custo de oportunidade que o acionista e os credores deixam de ter no presente em troca de mais dinheiro no futuro.

O terceiro conjunto de decisões que criam valor, diz respeito ás decisões operacionais e que serão objeto de discussão nesse artigo, pois você gestor com certeza e independentemente  da área em que atua na sua empresa, é o decisor ou no mínimo um influenciador nesse processo decisório. Sua empresa deve vender produtos ou prestar serviços desejados pelo mercado, com uma relação de custo-benefício maior para seu cliente  em relação aos concorrentes e aos produtos/serviços substitutos. A Quantidade de produtos /serviços multiplicado pela quantidade vai gerar o faturamento ou a receita de vendas e quanto maior o crescimento nas vendas/faturamento melhor, pois sua empresa estará conseguindo mais clientes dispostos a desembolsar um valor em detrimento de produtos da concorrência e ou de alternativas de consumo e até de não-consumo.

Vender muito é com certeza necessário  , porém é insuficiente quando se quer gerar valor. A geração de valor, requer que suas Receitas (Preço unitário de seu produto vezes a quantidade vendida) seja maior que seus custos variáveis  ( matéria-prima, mão-de-obra, energia) e que cubram suas despesas fixas (Salários da equipe de vendas, Marketing, Finanças, despesas de promoção, aluguel, etc).  Ao resultado da equação RECEITA (-) CUSTOS VARIÀVEIS (-) DESPESAS, chamamos de Margem  Operacional,  e  quanto maior a margem melhor.A margem (normalmente expressa como um percentual das vendas) é um indicador bastante representativo do valor que a empresa cria  ao transformar matéria-prima e outros recursos em produtos desejados pelo mercado.

Só isso então? Criar Valor via decisões operacionais envolve crescer as vendas e  aumentar a margem operacional ? Não...

Como diria Benjamim Franklin.... “Nada é mais certo nesse mundo que a morte e os impostos”

Pois é, sobre o lucro que obtivermos temos que pagar os impostos  e estes tem que ser reduzidos  ao máximo, para que maximizemos o valor do acionista. Essa redução , de forma alguma significa não pagar impostos ou pagar menos que o devido. Significa pagar o menor valor possível dentro da lei, ou de outra forma não pagar em excesso. Afinal precisamos da contrapartida que nossos impostos nos propiciam em termos de segurança, infra-estrutura, educação e saúde.

Pronto caro gestor,  para concluir e resumir:

Criar Valor para o acionista é sua missão como gestor;

No final,  a Criação de Valor se dá através de um fluxo de caixa de entrada maior que o de saída;

Para viabilizar esse fluxo de caixa, não se iluda.... Boa estratégia, execução, bons produtos ou serviços, melhores  que a concorrência e eventuais produtos sucedâneos são pré-requisitos;

No seu dia a dia, você tem que tomar decisões que busquem:

 -Crescer suas vendas ( Novos Produtos, Novos Mercados, Novos Usos, Novos canais, Promoções, modificações de Produto, Preço, Distribuição, etc)

, -Aumentar sua margem operacional ( Pesquisa e Desenvolvimento, Novos materiais, maior produtividade, renegociação com fornecedores, orçamento-base-zero, reestruturação

 e reduzir ( dentro da lei) seus impostos.

Se ao final do dia, depois de alguns cafezinhos e aquela surfada na net, ao levantar seu “Balanço” você não tiver tomado decisões nessas três áreas, você não terá criado valor e ficará devendo para o dia seguinte.