Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da MAF Assessoria Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Grupo de Estudos em Arapongas discute mudanças nas regras da ECD

Empresários contábeis de Arapongas e região estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 16, para mais um encontro do Grupo de Estudos do SESCAP-PR

Fonte: SESCAP-PR

Empresários contábeis de Arapongas e região estiveram reunidos nesta terça-feira, dia 16, para mais um encontro do Grupo de Estudos do SESCAP-PR. Na reunião, realizada no auditório do escritório regional, foi discutido o tema "Novas regras para assinatura da ECD e a nova versão do programa”.

Segundo o coordenador do Grupo de Estudos, Fernando Alves Martins, as alterações na regra para assinatura da ECD têm causado apreensão nos contadores. “Desde o início do prazo para entrega da ECD a Receita já liberou quatro versões do programa, e agora será necessária uma quinta versão para corrigir novos problemas, essas mudanças geram preocupação nos profissionais da área”, explicou.

Durante o encontro Martins apresentou um breve histórico desde a liberação da versão 4.0.2 no dia 18 de abril, que tornou obrigatória a assinatura da ECD com um certificado e-PJ ou e-CNPJ, até a divulgação da versão 4.0.3, no dia 12 de maio, que retirou essa obrigatoriedade. “Foi uma mudança no regulamento no meio do campeonato, o que não faz sentido. Até por isso a Receita teve que liberar essa nova versão retroagindo essa mudança”, afirmou.

O diretor regional do SESCAP-PR, Antonio do Carmo Simões, destacou o papel das entidades contábeis na sensibilização da Receita sobre a retirada da obrigatoriedade de um certificado e-PJ ou e-CNPJ para assinatura da ECD. “Após um diálogo com dirigentes da Fenacon, que representa os SESCAPs e SESCONs, o Fisco publicou no dia 04 de maio, uma nota no seu portal divulgando as novas regras e anunciou a publicação da nova versão no dia 12 de maio”, disse.

Outro tópico em discussão foram os erros apresentados pela versão 4.0.3 do programa. “Esses ‘bugs’ não impedem a transmissão da ECD, mas nada garante que daqui a cinco anos o contribuinte não receba um comunicado informando pendências referentes a esses erros”, relatou Martins.

Em resposta a questionamentos dos profissionais em seus canais de atendimento a Receita Federal informou que em breve deve liberar uma nova versão do programa corrigindo esses erros. Por isso, o consenso entre os participantes foi de que a melhor opção é aguardar a publicação dessa nova versão para fazer a transmissão do documento. “Como estamos a duas semanas da data limite para entrega da ECD, a nossa expectativa é que com a publicação da nova versão a Receita também prorrogue o prazo de entrega”, afirmou Martins.

Grupo de Estudos em Arapongas

Com encontros mensais, o Grupo de Estudos do SESCAP-PR coloca em pauta temas atuais para serem minuciosamente analisados, no intuito de preparar os empresários para as mudanças técnicas exigidas das empresas de serviços. O encontro aberto a todos os associados da entidade.

O próximo encontro acontece no dia 20 de junho e vai abordar o tema “Nota Paraná”. A reunião vai contar a participação da coordenadora geral do programa Nota Paraná, Marta Gambini. Participe!

Mais informações pelo e-mail arapongas@sescap-pr.org ou pelo telefone (43) 3274-4394.

(Texto: Sodré Júnior)

Fonte: https://sescap-pr.org.br/noticias/post/grupo-de-estudos-em-arapongas-discute-mudancas-nas-regras-da-ecd