Notícias

Bem vindo ao site de contabilidade da MAF Assessoria Contábil

Área do Cliente

Área do administrador

Emissão de Alvará pela internet sai em até 30 minutos por causa de Lei Federal

Tecnologia e nova lei federal tornam mais fácil obter o alvará de funcionamento. Mais de mil novos documentos já foram entregues

Agora ficou mais fácil e rápida a emissão do alvará para o novo empreendedor. Mais de mil alvarás foram entregues neste primeiro semestre. A façanha se deu por conta da Lei Federal 123/2006 que permitiu que a Prefeitura de Manaus pudesse acelerar o prazo.

Depois de um ano de trabalho, em outubro de 2015, Manaus oficializou a adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSIM) e hoje, a concessão de alvará já é realizada em cerca de 30 minutos em mais de 80% dos casos.

O site ‘Empresa Super Fácil’, integrado à RedeSIM, proporciona que o empresário encontre o que precisa para abertura, alteração e baixa de sua empresa, de forma simples, rápida e em um único local. “Nós entendemos que o empresário não precisa gastar um tênis para resolver a documentação. Quem tem que andar são os dados. Simplificamos o processo”, expõe o sub-secretário de gestão da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Auri Gusmão.

Segundo dados da Semef foram concedidos 1.044 alvarás para empresas com atividades de baixo risco apenas neste ano. “Antes o processo durava 300 a mil dias, agora é feito em 30 minutos. A RedeSIM veio para facilitar na demanda dos empreendimentos de baixo risco”, destaca Gusmão.

A velocidade da concessão dos alvarás traz movimento para a economia, como relata o economista Marcus Evangelista, já que muitos proprietários chegaram a abandonar a abertura das empresas por conta da demora.

“Quanto maior a celeridade no procedimento, melhor será para a economia. Hoje, um dos grandes entraves é a liberação do alvará. Empresários chegaram a desistir da abertura da empresa por conta da demora na liberação. O alvará viabiliza o funcionamento da empresa, é um item principal e muito importante para que a empresa funcione”, ressalta.

A Lei Federal 123/2006 proporcionou duas grandes vantagens. A primeira é que casou dados do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), promovendo consulta prévia para que CNPJ e inscrição municipal possam ser concedidos simultaneamente. A segunda vantagem é classificar demanda em alto e baixo risco, ao invés da espera ser fila única.

As demandas de alto risco representam apenas 20%, sendo que esse tipo de empreendimento necessita de vistoria prévia, dando lugar à agilidade da maioria dos demais segmentos. De janeiro a junho, 1.475 deram entrada com pedido de alvará; 1.044 conseguiram alvará automático (em 30 minutos).

Empresários aprovam novidades

Dentre os 1.044 beneficiados pela concessão dos alvarás está Josicley da Costa Rosa, proprietário da Audax Projetos e Consultoria Empresarial. O empresário conta que a rapidez do processo está melhor e menos burocrático.

“Para podermos constituir nossa empresa é rápido, diminuiu bastante a burocracia depois que passamos a utilizar a RedeSIM. Antes demorava muito tempo para resolver as pendências. O sistema está melhorando e se aprimorando cada vez mais, o que é bom para o contribuinte, está dando resultado esperado”, revelou.

Thiago Arantes Penedo, dono da Penedoreis Comércio Varejista de Filtros Ltda, explica que após enfrentar alguns obstáculos no início da sua jornada empresarial durante a abertura da empresa, depois da RedeSIM conseguiu concluir a constituição do empreendimento. “Durante a abertura da empresa, antes de entrarmos na RedeSIM, tivemos algumas complicações. Hoje está muito mais simples e a manutenção é feita pelo meu contador”, disse o empresário Thiago Arantes.

Autoria

A Lei nº 399/2015 tem autoria da prefeitura de Manaus sobre o uso e ocupação do solo do município, além de dar suas providências.