De microempreendedora a aposentada: INSS concede benefício em um dia
Manter os dados atualizados no cadastro do INSS é fundamental para que os requerimentos sejam analisados em menor tempo
Quanto tempo leva para obter o resultado de um pedido de aposentadoria? Para a capixaba Maria Mendes, de 70 anos, o desfecho veio em apenas 24 horas. De forma rápida e simples, em 30 de setembro, a microempreendedora acessou o aplicativo Meu INSS, com a ajuda do filho, e solicitou a aposentadoria por idade. No dia seguinte, sua solicitação foi deferida, confirmando que estava aposentada.
Essa rapidez no deferimento é comum no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), desde que o solicitante mantenha seus dados atualizados e corretos no sistema. Foi o que dona Maria fez. Ela conta que, há algum tempo, acompanhava suas informações pelo aplicativo, monitorando o tempo de contribuição que ainda lhe faltava. Quando chegou o momento, realizou o pedido de aposentadoria.
Ao falar sobre a conquista do benefício, dona Maria compartilhou sua emoção: “Não esperava que o processo fosse tão rápido, mas graças a Deus consegui. Estava apreensiva, mas agora sinto um grande alívio”, comentou.
A gerente da Agência da Previdência Social (APS) em Vitória, Melânia Marques, explica que o uso de ferramentas como a Central 135, o site e o aplicativo Meu INSS, aliado à automação dos processos, acelera o tempo de resposta de muitos pedidos. “No caso da dona Maria, como todos os dados estavam corretos, a concessão foi realizada de forma automática”, informou Melânia.
Agora, com o benefício em mãos, dona Maria pode descansar, após uma vida inteira de trabalho. Assim como ela, outros segurados também podem solicitar a aposentadoria por idade. Para isso, basta comprovar a carência de 180 contribuições, o que equivale a 15 anos, além da idade mínima de 65 anos para homens ou 62 anos para mulheres. O pedido de aposentadoria pode ser realizado totalmente pela internet, sem a necessidade de comparecer a uma Agência do INSS.
Para solicitar o benefício, siga os passos abaixo:
- Entre no site ou aplicativo Meu INSS;
- Clique no botão "Novo Pedido";
- Digite "aposentadoria por idade urbana";
- Na lista, selecione o nome do serviço/benefício correspondente;
- Leia as informações, que aparecem na tela, e avance, seguindo as instruções. Depois, acompanhe o andamento do processo.
Texto do estagiário de Jornalismo, Bruno Caetano sob supervisão de Lissandra Pires - Seco